Ter, 23 de junho de 2020, 16:36

Cabines de testes da covid-19 são doadas para maternidade e unidades básicas de saúde em Aracaju
Equipamento foi produzido por laboratório da UFS em parceria com projeto social

Josafá Neto | Rádio UFS - O laboratório de Patologia Investigativa da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com projeto social Valter Passos, realizou, nesta terça-feira, 23, a doação de mais três cabines de testes da covid-19. A tecnologia busca reduzir o risco de contágio entre pacientes com sintomas do novo coronavírus e profissionais de saúde na coleta de amostras para a realização do exame RT-PCR.

Os equipamentos foram doados ao Hospital e Maternidade Santa Isabel, no Bairro Santo Antônio, e às unidades básicas de saúde Fernando Sampaio, no Ponto Novo, e José Machado, no Santos Dumont, em Aracaju. No final do mês passado, a primeira cabine tinha sido entregue à Unidade de Pronto Atendimento Fernando Franco, localizada no conjunto Augusto Franco, no Bairro Farolândia, na capital sergipana.

Trata-se de um equipamento de proteção com armação metálica, lona plástica e material acrílico, com duas aberturas para passagem das mãos do profissional que realiza o exame. Pesa em torno de 8kg, mede 1.80 x 90cm, e é de fácil higiene.

+ Cabine para testes da covid-19 reduz risco de contaminação durante coleta

Cabine de testes da covid-19 é doada para unidade de saúde. Foto: Divulgação/LPI

“Este projeto foi idealizado pensando nos profissionais da linha de frente, especificamente para aqueles que realizam a coleta das amostras respiratórias para o diagnóstico da covid-19. Nossa ideia era produzir um equipamento de proteção de fácil manuseio e higiene, diminuindo o risco de contaminação para este profissional de saúde," afirma o coordenador do LPI-UFS, professor Paulo Ricardo Martins Filho.

Renaldo Prata, diretor do projeto social Valter Passos, diz que a união entre as instituições faz a diferença no enfrentamento de situações como a da pandemia do coronavírus. “Contribuir com os profissionais de saúde, aos quais devemos muito respeito, é um compromisso nosso, através do Projeto Valter Passos, com o apoio do Rotary Club Aracaju Nova Geração, em parceria com Universidade Federal de Sergipe. Esse equipamento diminui os riscos de contaminação pela covid-19”, frisa Renaldo.

Atualizado em: Ter, 23 de junho de 2020, 18:02