Ter, 26 de maio de 2020, 15:16

Capes aprova projetos para as licenciaturas da UFS
Serão ofertadas mais de 900 bolsas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou projetos referentes aos Programas Residência Pedagógica (RP) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que vigorarão de 2020 a 2022 na UFS. O resultado final, que faz parte dos editais número 1/2020 e 2/2020, foi divulgado na última sexta-feira, 22, pela Capes. Esses são programas voltados à Formação Inicial de Professores, ambos mecanismos de políticas públicas da fundação.

“A Universidade Federal de Sergipe foi contemplada com 456 bolsas para o RP e 456 para o Pibid. Essas bolsas serão disponibilizadas para estudantes de graduação. "Cada núcleo composto por 24 estudantes de licenciaturas contará com a participação de três professores da rede pública de ensino e um docente da UFS na coordenação, totalizando 114 professores da educação básica e 38 docentes coordenadores de núcleos da UFS. Ao todo, são 1064 pessoas envolvidas, além dos coordenadores institucionais dos dois programas, os professores Christian Lindberg, do Departamento de Filosofia, e Erivanildo Lopes, do Departamento de Quimica , informou o pró-reitor de Graduação, professor Dilton Maynard.

“O resultado é extremante importante para UFS. Os dois programas juntos levarão para a Educação Básica conhecimentos e metodologias diversas, sobretudo apoio técnico e pedagógico para inúmeras escolas das mais diferentes localidades de nosso Estado”, observou, destacando que o contato com o cotidiano da escola pública permitirá a reflexão e muito aprendizado aos estudantes da UFS envolvidos, “especialmente em relação aos conteúdos ministrados na universidade, aliando, portanto, teoria e prática”

A UFS está esperando a publicação do calendário da Capes para divulgar os editais da universidade de inscrição para os discentes.

Marcos Cardoso
Gabinete do Reitor