Seg, 11 de fevereiro de 2019, 17:48

Lançado Plano de Integridade da UFS
Medida pretende garantir melhor eficiência na aplicação dos recursos públicos

Como resultado do trabalho do Comitê e do Subcomitê de Gestão de Integridade, foi lançado o primeiro Plano de Integridade da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O processo durou cerca de sete meses e o objetivo é criar um conjunto de ações que visa impedir a ocorrência de atos contrários à legislação em vigor.

Acesse o Plano de Integridade na página da Comissão de Ética

O plano atende a diretriz do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), que lançou portaria de 25 de abril de 2018 que estabelece procedimentos para estruturação, execução e monitoramento de programas de integridade em órgãos e entidades do governo federal.

Com as equipes coordenadas por Fred Amado (comitê) e Cibele Cabanne (subcomitê), as atividades concluídas incluíam desenvolver um projeto próprio no qual, dentre outras ações, passará por avaliação contínua.

“É um plano que é, sobretudo, integrativo. Ele envolve a Comissão de Processo Disciplinar, que tem uma atuação dirigida ao servidor, a Auditoria Interna, que é voltada para todos os mecanismos de gestão, a Ouvidoria, que atua também com os usuários do sistema, e a Comissão de Ética, que observa todos os agentes ligados à universidade. Então, é todo um complexo de setores unidos na busca do bem comum, em prol da melhoria do sistema de gestão da UFS”, afirma Fred.

Fred Amado é coordenador do Comitê de Gestão de Integridade (Fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

“O plano final mostra para a sociedade qual a estrutura da universidade, quais são as unidades que estão envolvidas com a integridade e quais foram as recomendações que o comitê chegou com relação às fragilidades da instituição”, complementa Cibele.

Cibele é coordenadora do Subcomitê de Gestão de Integridade

A Auditoria Interna (Audint), que não participa diretamente da gestão, mas a avalia de forma contínua, atuou paralelamente ao desenvolvimento do plano, detectando pontos que precisaram ser melhorados. “O nosso trabalho é prestar informações estratégicas para que a administração sempre aprimore a sua atuação. Quanto mais íntegra, transparente e ética, nós esperamos que, por consequência, também mais eficiente seja a universidade”, explica Patrícia Tavares de Araújo, coordenadora do setor.

O pró-reitor de Planejamento da UFS, Rosalvo Ferreira Santos, ainda esclarece que o cumprimento dessas medidas é uma necessidade institucional. “O Plano de Integridade tem uma importância enorme na medida em que a universidade tem ritos, normas e procedimentos para avaliar suas rotinas internas. A integridade, quando pensada pelos órgãos governamentais, tem a ver com o cuidado com o recurso público e a universidade, nesse aspecto, é uma referência para vários outros setores”.

O plano

O plano é dividido em quatro sessões, quais são: informações sobre a instituição, unidade responsável pelo plano de integridade, riscos e medidas de tratamento e monitoramento e atualização periódica. Sua avaliação terá caráter permanente com o intuito de monitorar os resultados alcançados e os relatórios confeccionados terão fins de comunicação com a comunidade acadêmica, como também de elaboração de um novo documento a ser implementado do final de 2019.

Segundo o Painel da Integridade Pública, somente 54% dos 195 órgãos de preenchimento obrigatório das etapas determinadas pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União conseguiram concluir seus processos, entre eles, a UFS.

Confira abaixo a portaria que instituiu o Comitê de Gestão da Integridade na UFS.

Atualizado em: Ter, 12 de fevereiro de 2019, 11:07