Qui, 17 de janeiro de 2019, 17:03

Alunos de Letras da UFS realizam ação para apresentar pesquisa nos EUA
Trabalho foi aprovado em congresso científico na Universidade de Massachusetts
Alunos buscam apresentar pesquisa nos EUA. Foto: Talisson Souza/Rádio UFS

Quatro alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Letras da UFS realizam uma campanha para conseguir apresentar uma pesquisa científica nos Estados Unidos. O objetivo é arrecadar recursos financeiros, através de uma vaquinha eletrônica, para participar do 2º Symposium on Linguistic Attitudes towards Spanish, Portuguese and Related Languages, que ocorrerá no mês de abril, na Universidade de Massachusetts.

"Tivemos duas opções: a primeira foi não ir para o evento, por causa de recursos que não tínhamos; a segunda foi fazer uma campanha. Começamos através de uma “vaquinha” na internet. A vaquinha se chama: Universitários Divulgando uma Pesquisa Científica em Boston. A vaquinha está no valor de R$ 20.000,00. Em uma semanam conseguimos arrecadar R$ 1.000,00," explicou Lucas Silva, mestrando em Letras.

A pesquisa abordou a relação entre o julgamento de traços linguísticos e expressões faciais, como ressalta o estudante de graduação em Letras-Português, Victor Renê.

Victor Renê é um dos autores do trabalho. Foto: Talisson Souza/Rádio UFS

"A nossa ideia foi desenvolver um teste, um protótipo, em que os falantes ouvissem o fenômeno variável do rotacismo, que é a troca do “L” pelo “R”, no caso de planta por pranta, e que eles avaliassem. Uma das tarefas foi ouvir os estímulos auditivos, sendo que nesses estímulos, [os participantes] ouviam frases com o fenômeno e frases sem o fenômeno; avaliando isso numa escala que vai de um a sete," destacou o estudante.

O aluno do Programa de Pós-graduação em Letras da UFS, Brunho Pinheiro, considera que o resultado da pesquisa impacta diretamente nos ambientes acadêmico e escolar.

Bruno Pinheiro destaca importância do estudo. Foto: Talisson Souza/Rádio UFS

"O impacto da nossa pesquisa se volta justamente para a sala de aula, envolvendo quais são as variáveis em que esses alunos estão sendo colocados dentro da sala; e o professor saber como lidar com essas variáveis. À medida que o nosso trabalho não envolve só a variedade lingüística, a língua, mas também as emoções," finalizou.

Atualizado em: Qua, 30 de janeiro de 2019, 15:02