Seg, 15 de outubro de 2018, 11:36

Sergipano é finalista do Prêmio Jabuti com obra no contexto da ditatura militar
Anderson da Silva Almeida é um dos selecionados para final da categoria biografia
Anderson Almeida é finalista do Prêmio Jabuti. Foto: Josafá Neto/Rádio UFS

O sergipano Anderson da Silva Almeida é um dos 180 finalistas do concurso literário mais tradicional do país: o Prêmio Jabuti, que chega a 60ª edição neste ano. Radicado em Itabaiana, no agreste do Estado, desde os quatro anos de idade, o escritor concorre na categoria biografia, com a obra "Como se fosse um deles... Almirante Aragão - Memórias, silêncios e ressentimentos em tempos de ditadura e democracia."

Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Anderson Almeida é professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), onde desenvolve pesquisas sobre a história política do país, a exemplo da época da ditadura civil-militar.

"Eu fiz essa pesquisa entre os anos de 2010 e 2014, como parte da minha tese de doutorado. O livro foi lançado ano passado. Daí, resolvi me inscrever no prêmio, com uma obra que revela a história de um soldado paraibano que chegou ao posto de almirante da Marinha. Isso acabou despertando minha curiosidade," afirmou o autor.

Os vencedores do concurso serão conhecidos no dia 8 de novembro, em São Paulo.

Atualizado em: Seg, 15 de outubro de 2018, 14:45