Qua, 19 de setembro de 2018, 13:38

Festival Paralímpico da UFS mobilizará mais de 150 alunos no próximo sábado
Programação será realizada no Ginásio de Esportes do campus de São Cristovão
Profº Marcelo de Castro coordena ação na UFS. Foto: Dionísio Neto/Rádio UFS

O Dia Nacional do Atleta Paralímpico, 22 de setembro, é uma data que homenageia a atividade e digulva os paraesportistas do Brasil, através de festivais em todo o país.

Em Sergipe, o Festival Paralímpico será realizado no Ginásio de Esportes da UFS, localizado no campus de São Cristovão, no próximo sábado, de 8h30 às 11h. O evento contará com a participação de mais de 150 estudantes, de 10 a 18 anos de idade.

O coordenador da ação na UFS é o professor do curso de Educação Física, Marcelo de Castro. Segundo ele, a iniciativa é uma oportunidade de valorizar o paradesporto. "A gente vai estar dando a oportunidade a esses jovens alunso com deficiência de terem o contato com o esporte. A gente vai desenvolver nesse evento badminton, bocha e atletismo. A ideia é que os eles consigam experimentar essas modalidades para, de repente, no segundo momento, tentarem uma participação mais efetiva em outros projetos, tanto da universidade como em outros lugares," frisou o coordenador.

O Brasil é considerado um dos países com mais representativade mundial no paradesporto olímpico, mas, segundo o professor, ainda é necessário o fortalecimento de políticas públicas de inclusão paradesportiva. "Ver pessoas com as suas limitações, superando essa barreira esportiva, é sem dúvidas um grande aprendizado. Por isso, considero que é fundamental investir ainda mais nesta área," destacou Marcelo.

Ouça a entrevista completa com o Profº Marcelo de Castro:

Ouça aqui a reportagem em formato de áudio. Reprodução: TV UFS

Atualizado em: Qua, 19 de setembro de 2018, 14:28