Qui, 13 de setembro de 2018, 08:59

Rádio UFS festeja 10 anos com desafio de expandir sinal aos campi do interior
Descerramento de placa e apresentações musicais marcam comemoração
Descerramento de placa comemorativa aos 10 anos. Foto: Talisson Souza/Rádio UFS

A Rádio UFS FM 92,1 MHz celebrou, na tarde desta quarta-feira, 12, 10 anos de existência. A solenidade de descerramento de placa comemorativa e apresentações musicais ocorreu no hall da emissora pública, localizada no campus de São Cristóvão.

O Reitor da UFS, Profº Angelo Antoniolli, aproveitou a ocasião para afirmar que o próximo desafio é a expansão da rádio educativa para os campi de Itabaiana e Lagarto.

‘’A Rádio UFS vem procurando atender as necessidades da sociedade, que tem acesso a uma rádio universitária séria, proba, mantida dentro dos conceitos éticos, que faz com que fortaleça e leve o nome da nossa Universidade com muita maestria. Nós somos gratos por isso. A UFS tem tido certamente o melhor veículo de comunicação do nosso Estado no que diz respeito a seriedade e qualidade de conteúdo,’’ destacou o reitor.

O evento também contou com a presença de pró-reitores, diretores de campi, servidores e bolsistas da rádio, além de colaboradores da construção da emissora.

No ar desde setembro de 2008, a emissora tem uma política de comunicação guiada pelo interesse público e os princípios da transparência e da responsabilidade social.

“Somos uma rádio que, embora pequena, tem uma personalidade própria e é respeitada pelo conteúdo de qualidade que disponibiliza para a sociedade sergipana de uma forma geral,” ressaltou o diretor da emissora, o jornalista Marcos Cardoso.

O coordenador do Núcleo de Editoração e Audiovisual (NEAV), Profº Péricles Andrade, pontou que a Rádio UFS é um dos veículos de comunicação mais premiados de Sergipe. "Já são 16 prêmios de jornalismo e divulgação científica, tendo a missão de auxiliar a política de comunicação da única universidade pública e gratuita do Estado, atuando na difusão de conteúdos educativos, culturais e jornalísticos," frisou.

Em 10 anos, Rádio UFS acumula vários prêmios estaduais, regionais e nacionais.

Histórico

A Rádio Universitária da Universidade Federal de Sergipe - Rádio UFS FM 92,1 MHz - surgiu por meio de um convênio, assinado no ano de 2004, com a Rádiobras, hoje Empresa Brasil de Comunicação - EBC. A UFS, através da emissora, presta o serviço de radiodifusão pública educativa à EBC, que é a proprietária da concessão.

A Rádio UFS esteve vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - PROEX até o ano de 2014, com a aprovação da Resolução 03/2014/CONSU, que atrelou a emissora organizacionalmente ao Núcleo de Editoração e Audiovisual - NEAV.

Entre os anos de 2004 e 2008, trabalhou-se na aquisição de equipamentos e na construção do prédio da emissora, sendo inaugurado em 28 de setembro em 2007. A rádio atuou em caráter experimental logo após a chegada da torre, no segundo semestre de 2008. Em 24 de agosto de 2009, começou a funcionar oficialmente. A emissora pode ser sintonizada através da frequência modulada 92,1 MHz ou online.

Confira mais fotos da comemoração:

Atualizado em: Qui, 13 de setembro de 2018, 14:13