Qua, 23 de maio de 2018, 13:34

Comunidades costeiras lançam manifesto em defesa de territórios
Programa de Educação Ambiental da UFS auxilia comunidades tradicionais
Profº Eraldo Ramos coordena o PEAC. Foto: Dionísio Neto/Rádio UFS
Profº Eraldo Ramos coordena o PEAC. Foto: Dionísio Neto/Rádio UFS

Mais de 90 comunidades tradicionais do litoral de Sergipe e da Bahia, através do PEAC - Programa de Educação Ambiental em Comunidades Costeiras da UFS - lançaram um manifesto em defesa de seus territórios. Com o título: Juntos e Juntas por Nossos Territórios de Vida, o documento público foi lançado durante o 5º Encontro do PEAC.

Segundo o líder comunitário Ênio Rabelo, do povoado Aguilhadas, em Pirambu, no litoral norte de Sergipe, o manifesto denuncia a destruição e o cercamento dos manguezais para a prática de carcinicultura e o avanço do agronegócio. "Toda uma cadeia produtiva do pescado foi prejudicada. Estamos empenhados em trazer novamente uma solução, lutando para que, no minímo, as comunidades sejam de fato compensadas," afirmou.

O PEAC é exectuado pela UFS, por meio do Departamento de Geografia, tendo como cooordenador o Professor Eraldo Ramos Filho. Segundo ele, atualmente são desenvolvidos três projetos juntos às comunidades dos dois estados. "É um programa de educação ambiental crítica, que busca um processo criativo que possibilite que essas comunidades compreendam as contradições do desenvolvimento capitalistas, as forma de realização das economias comunitárias, e valorização das culturas", explicou.


Atualizado em: Qua, 23 de maio de 2018, 13:52
Notícias UFS