Ter, 22 de maio de 2018, 11:05

Simpósio da Bacia Hidrográfica do Velho Chico debaterá na UFS questão da água
Segunda edição do evento acontece entre os dias 03 a 06 de junho
Reitor da UFS recebe Reitor da Univasf durante reunião para últimos ajustes do evento. Foto: Dionísio Neto/Rádio UFS

O 2º Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco acontece entre os dias 03 a 06 de junho, na Universidade Federal de Sergipe e no Hotel SESC, na Orla da Atalaia. A edição deste ano traz como tema: “Desafios da Ciência para um novo Velho Chico”.

O evento é realizado pelo Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do São Francisco e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Velho Chico. A proposta aborda cinco áreas temáticas: governança, qualidade e quantidade da água, conservação e recuperação ambiental, dimensão social e dimensão saúde.

O Reitor da UFS, Angelo Antoniolli, destaca que “é muito importante, que as instituições ligadas ao ensino e à pesquisa estejam, de fato, preocupadas em elaborar o conhecimento a serviço do homem, e que estejam juntos no sentido de viabilizar um grande movimento em defesa de um rio que é responsável pela vida de muita gente.”

O Reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Univasf, Julianeli Tolentino, ressalta o papel da universidade na busca por soluções para os problemas ambientais: “Nós temos que ressaltar para o povo a importância de se manter esse bem essencial em nossa vida e, consequentemente, de empreendermos ações efetivas no sentido de preservar os nossos mananciais, a exemplo do Rio São Francisco,” disse.

O Professor da Universidade Federal de Alagoas, Melquior Nascimento, aponta a necessidade de fortalecer as relações com o comitê executivo da bacia hidrográfica. “A presença do comitê dentro da UFS, em especial aqui em Sergipe, surge como diferencial na importância que essa Bacia Hidrográfica tem para população da região,” frisou.

O coordenador do evento é o Professor do Departamento de Agronomia da UFS, Inajá Francisco, que aponta mais detalhes da programação: ”A abertura vai ocorrer no Hotel SESC no dia três; e do dia quatro ao dia seis, as atividades técnico-científicas ocorrerão na Universidade Federal de Sergipe, na Didática Sete. Nós estamos com cinco mesas-redondas, que vão tratar da parte de governança, quantidade e qualidade de água, todos estes sistemas ligados à Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco”, informou.

Atualizado em: Ter, 22 de maio de 2018, 12:08